Sou brasileira, mineira, belo-horizontina e amo minha terra!

Sou jornalista, escritora, cantora, atriz, poeta, artesã, filha, mãe, mulher.

Acredito na capacidade do ser humano em ser feliz: hoje. Acredito em Deus e no amor. Acredito no sonho, na ação e no sucesso.

Acredito em Maria e Madalena.

Acredito na luz do Espírito Santo, na esperança e na perseverança.

Acredito no indivíduo e sua capacidade de se aperfeiçoar

Acredito na arte e na transmutação, na alma e no coração, na paz e no perdão.

Acredito no condor, no beija-flor e no arco-iris...na força do fogo, do sol, da lua e dos ventos, da água e da terra, dos lobos, das águias...e muito mais!

Acredito na luz do sagrado feminino, na teia abençoada dos círculos de mulheres, das que foram às que virão. Na inspiração do encontro que cria, cura, fia e confia.

O FEMININO EM MIM surge para partilhar esse meu olhar feminino que ACREDITA!

Grata pela sua presença especial.

Márcia Francisco

quarta-feira, 31 de julho de 2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Amigos leitores,
demorou, mas, aconteceu: 
agora nosso blog já está mais atualizado em relação à página do Facebook! 
divirtam-se com as leituras e fiquem à vontade para partilhar! 
abraço de luz
Márcia Francisco

ATIVANDO A FÉ NA MENINADA



No processo educativo da meninada é importante acrescentar aos trabalhos de desenvolvimento da auto-estima, um quesito especial: a fé. Aqui não se trata de exercícios específicos de religião, mas de crença em uma sabedoria maior, que rege a vida no universo, que cria, recria, transforma, protege. Acreditar neste Deus ou divindade superior – ou como queira denominar tal força suprema – é instrumento poderoso que nos acompanha vida afora. 

Por natureza, a criança traz uma abertura ao aprendizado. A ciência mostra, por exemplo, que o aprendizado de línguas estrangeiras pode ser potencializado na tenra idade. Esta abertura ao novo e ao conhecimento em período que a mente ainda se encontra livre de preocupações cotidianas e o único exercício é apr(e)ender, pode ser aproveitada ativando o potencial da criança para valores culturais, familiares personalizados e consciências internas especiais. A fé é uma destas preciosidades capazes de potencializar o amor pela vida e a esperança diante de qualquer experiência pessoal. 

Até os sete anos de idade a criança recebe e vai amalgamando em si, todos os valores essenciais que a acompanharão vida afora. Transmita ao seu filho ou filha, valores de fé. Exercite em falas, cantigas, preces e exemplos, o poder da oração e a força do pensamento positivo. São duas vertentes capazes de nos ensinar a fé. Ainda que as crenças do educador não sejam absolutas, a criança é capaz de receber o conhecimento. Através das experiências amalgamadas no coração e na mente, consciente e subconsciente, o ser humano vai elaborando sua percepção de mundo e de poder pessoal. A fé passa a ser mola-mestra capaz de transformar realidades rumo ao sucesso pessoal e à felicidade. Sucesso e felicidade aqui, nada mais são que aspectos pessoais que trazem paz interior e satisfação plena, hoje. A fé nos leva a criar planos para os tempos futuros e compreender que hoje nos encontramos na melhor possibilidade, diante das condições que temos. Não significa ser conformista, significa sentir-se em paz, ou ainda evitar desesperos, desânimos e inconformidades que geram dor na alma. 

Das orações úteis, a crença vai lhe adequar à melhor a ensinar o seu filho. Das parlendas aos anjos da guarda, aos mantras e sutras sagradas, são inúmeras expressões afins. Cito aqui a universal oração do Pai Nosso, que contem em seus versos poderosas chaves de conexão com portais de prosperidade, abundância, amor e perdão – a si e ao próximo.
Na Bíblia, presente em várias religiões, temos a frase: “quem tem fé, tudo pode”. Presenteie sua criança interior e seus filhos, com um instante de oração. Relembre, receba e ofereça ao seu semelhante a excelência infinita que é direito incondicional e pessoal: o poder de geração de luz. Ative a consciência da FÉ.

(Márcia Francisco)


SUPERAÇÃO E PERDAS


Hoje, amiga Kathleen McGowan comentou, em seu status facebook, sobre fases da vida em que diante de mudanças: perdas, separações, dores, sofrimento, morte, depressão, as amizades se reciclam. Somos “condenados” a vivenciar luto e dificuldades sozinhos – o que faz parte da vida - e, sem amigos, familiares ou apoio dos que mais amamos. Fato. Já vivi fases assim. A sorte é contar com auxílio de profissionais competentes da psicologia, psicanálise e as ditas “alternativas” terapias e especialmente da fé, para, além da dor factual, lidar, também, com as conseqüentes perdas. Em todos os momentos, por mim vivenciados cresci internamente. Esse deve ser o segredo da superação do luto em qualquer perda, pela fé. Porque somos seres únicos e independentes, vinculados a uma sabedoria maior, de luz infinita que rege tudo por aí. E a percepção desta individualidade não nos faz incapazes, nem precisa nos tornar vítimas. Ao contrário, como na técnica havaiana de mudança de padrão de pensamento, “h’oponopono: quando assumimos 100% de responsabilidade por tudo que nos acontece, temos nas mãos a chave dourada que transforma. A luz para a virada. É pena que, nesta virada, tenhamos que constatar ausências ou os denominados abandonos. Aí se vão amigos... a dor aumenta. Mas, se olhássemos com sabedoria, não seria necessário o sofrimento, porque tais “amigos”, não podem ser considerados como tal. Um amigo não precisa viver SUA dor, portanto, não precisa abandoná-lo. É como um assistente que se coloca ao seu lado e a simples presença – ainda que na distância – se faz perceber e gera força infinita. Na ausência deste: tem Deus. O Deus em que você acredita, sem rótulos ou denominações, sabedoria suprema que habita acima, abaixo e dentro. E, neste fio conector traz o discernimento. Que deixa ir o que não faz parte, que se entrega ao instante de lágrimas, cai para levantar titã. Um amigo, conhece, reconhece, sabe e respeita o seu momento.Caminha ao lado, espera, confia com e em você. Um amigo verdadeiro é presença divina. Na ausência ou, simplesmente na fase da dor, reconstrua sua fé ou a cultive. A fé está, o poder também, arranque da terra, com unhas e descabelos a sua, confie e reconstrua. Há um amor que resgata, transforma e faz maravilhas em cada um de nós. É sempre o amor. E quando falta a auto-estima, se não lhe basta o seu amor. Tem Deus. Asseguro. Das perdas, não são, pois, nada temos, a não ser a nós mesmos e a consciência sagrada de que juntos, podemos, sim, ser mais, pelo todo. Quando no outro não reconhecemos tal consciência, existe a prece e o perdão e o amor incondicional que envolve e cura na compreensão, a parte de nós – este outro irmão – que se isolou em seu próprio caminho e, também, precisa ser resgatado no circulo sagrado da gratidão pela vida, que envolve o todo. 
(Márcia Francisco -18 de julho de 2013)



















"Acreditar é viver no próprio mérito. Saber, entender, sentir e ter experiências de conforto e paz em contato com os planos sutis durante a vida corporal. Tudo isso é possível e disponível."

(Arleime Fogaça)


Pare o que está fazendo e dê um sorriso!
Sorria para os que estão ao seu lado.
Sorria para si mesmo!
Compartilhe bom humor.
(Márcia Francisco)

















E AMAR E AMAR E AMAR.
É este o segredo da vida.
O amor cura, transforma, liberta. 
Nele estão o perdão e a paz.
AME E VIVA.
Seja feliz.
(Márcia Francisco)





















"Seu único destino é viver uma vida de realização, cheia de amor, alegria e paixão. Mas primeiro, você deve entrar nesse destino. Você deve dizer SIM para se tornar a heroína de sua própria aventura épica através da milagrosa paisagem da vida."
(from The Heroine's Journey - Kathleen McGowan)


















"Vai sem direção, vai ser livre
a tristeza não resiste"

(♫♫Marisa Monte / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes♫♫)
É SÓ ACREDITAR! EU ACREDITO 




















Porque cada dia na vida é 
uma oportunidade a mais para ser feliz. 
Neste mesmo dia! 
Aproveite! 
 
(Márcia Francisco)














O bom humor renova as energias, suas e ao seu redor. 
Faz despontar sorrisos, prolonga a vida. Espalhe bom humor!
(Márcia Francisco)
















"O impossível é só questão de opinião"
























"Toda mulher traz na alma a força dos ventos
O fascínio de um cavalo selvagem
A sensibilidade de uma flor, que se abre no momento certo
e exala seu perfume
Ela galopa contra o vento
enfrenta tormentas
Carrega consigo suas mágoas e as dissipa no ar
Tem a alma leve
Apaixonada
Não abandona o que acredita por nada
Não tem medo, tem asas, preza a sua liberdade
Divide com aquele que acredita
sua vida, seus sonhos,
seu amor e sua alma."

"Gosto de gente que ri, chora, se emociona com um simples e-mail, um telefonema, uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.

Gente que ama e curte saudade, gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais.
Admira paisagens, poeira e chuva.

Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras, compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si, emoções que fluem naturalmente de dentro de seu ser!

Gente que gosta de fazer as coisas que gosta, sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis,
por mais desgastantes que sejam.

Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender, mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.

Gente de coração desarmado,
em ódio e preconceitos baratos.
Com muito AMOR dentro de si.

Gente que erra e reconhece, cai e se levanta,
apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentoras suas lágrimas e sofrimentos.

Gosto muito de gente assim como VOCÊ (que está lendo esta mensagem)
e desconfio que é deste tipo de gente que DEUS também gosta!"

(Arthur da Távola)

"Não desista do amor
não desista de amar" 
(Fábio de Melo)

Casa de mãe acorda cedo,
porque Deus não merece esperar
para receber tamanha gratidão desta mulher.
(Márcia Francisco)
















Somos um só universo 
de seres gerados 
em sabedoria integral
Sigamos em busca da luz
através da força 
do amor que transforma
Na expressão da paz
essência divina deste planeta
(Márcia Francisco)
Conte as bênçãos do seu dia, quantas forem,
ainda que sejam somente sua fé e esperança.
Eleve a Deus seu coração, em preces e gratidão e
prossiga, ativamente, em sua missão aqui.
(Márcia Francisco)
















Andar na direção do outro é também fazer uma viagem. 
Mas não leve muita coisa. 
Não tenha medo das ausências que sentirá. 
Ao adentrar o território alheio, quem sabe assim os seus olhos se abram para enxergar de um jeito novo o território que é seu.
Não leve os seus pesos.
Eles não lhe permitirão encontrar o outro.
Viaje leve, leve, bem leve.
Mas se leve.”
(Padre Fabio de Melo)

 ♪♫.•*¨¨*•.¸♪♫ 

















HOJE E SEMPRE: 
ENCHA SEU CORAÇÃO DE AMOR! 




(Márcia Francisco)

ISSO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO!























E para quem acha que Santo Antônio, celebrado a 13 de junho, 
é só casamenteiro, aí, vai:

"Faz recuperar o perdido, 
abre as grades da prisão, 
cede o mar embravecido, 
silencia a voz do trovão"

É só confiar! 

 o importante é celebrar o amor 
















O tempo roda 
na saia da menina
É mês de junho
é festa junina! 
(Márcia Francisco)



*foto: Gabriela Francisco/modelo: Gabriela Francisco



















E junho chega 
Com céu azul 
Fogueiras e sonhos
Traz sabor de festa junina
Milho, pipoca 
cocada e paçoca
Amendoim torradinho e
Maçã do amor

Dia dos namorados
Beijo roubado
e prece a Santo Antônio
É ‘tu’ em quadrilha
e casamento na roça
Atrás da Igreja
Beijos para quem possa

Junho é Pedro e João
Canjica e quentão
tem cheiro
de parque itinerante
com musica dedicada
pelo alto-falante
barraca de beijos
e correio elegante

É circo da infância
Com sombrinhas de balas
No papel de seda colorido
É tempo de ser criança
Luzindo em foguetes
Pulando a fogueira
correndo com buscapé!
(Màrcia Francisco)

















"Com a filha de João
Antônio ia se casar
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar"

 ♪♫.•*¨¨*•.¸♪♫ 

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO -MARIA


"Maria, mulher da ESCUTA, abri nossos ouvidos, fazei com que saibamos ouvir a Palavra do vosso Filho Jesus, entre as tantas palavras desse mundo. Fazei que saibamos perceber a realidade em que vivemos, ouvir as pessoas que encontramos, especialmente aquela pobre, necessitada, em dificuldade.

Maria, mulher da DECISÃO, iluminai as nossas mentes e os nossos corações para que saibamos obedecer a Palavra do vosso Filho Jesus sem hesitação. Dai-nos a coragem de decidir, de não nos deixar arrastar pelos que tentam orientar a nossa vida.

Maria, mulher da AÇÃO, fazei que as nossas mãos e pés se movam depressa em direção aos outros, para que possamos levar-lhes a caridade e o amor de vosso Filho Jesus. Para levarmos ao mundo, como vós, a luz do Evangelho. Amém."

PAPA FRANCISCO, Vaticano, 31 de maio de 2013



















 No amor, encontramos tempo para ser feliz! 


(Márcia Francisco)


"Amar-se a si mesmo é o começo de uma aventura que dura a vida inteira.'' 
(Oscar Wilde)


*autoretrato: Márcia Francisco

















Quando seguimos adiante 
e atravessamos a fronteira do medo, 
um universo único se descortina
à nossa frente:
encontramos o novo,
renovamos a vida.
(Márcia Francisco)
Na trilha da vida, amigo verdadeiro é igual a jipeiro:
companheiro fiel que não abandona.
(Márcia Francisco)

" Aprenda a se preservar. A falar pouco ou quase nada. Aprenda que coisas do coração são coisas sagradas, e só devem ser ditas a quem vai ouví-las com carinho e ficar feliz junto contigo. Desabafo a gente faz a quem torce verdadeiramente pra que os ventos mudem e os caminhos bons apareçam na nossa frente."

















“Não te vejo e não te escuto
O meu samba está de luto
Eu peço o silêncio de um minuto” 

(Noel Rosa – Silêncio de um minuto)


Vou-me embora pra Pasárgada*
ou pros quintais da minha infância.
Lá, não existem violência e mentiras,
medos ou ganâncias.
Vou plantar margaridas e goiabas,
ameixas e jabuticabas.
Criar cães e recriar borboletas.
Desenhar o sol na terra,
Enquanto espero a chuva passar.
(Márcia Francisco)

*Manuel Bandeira

























Se você é perfeito, não sou.
Se vc tem preconceito, não tenho.
Se deseja o bem, então vem.
Se tem a cura pra dor,
se confia no amor,
a casa é sua, entre.
E volte sempre, por favor!
(Márcia Francisco)















"quero assistir ao sol nascer
ver as águas do rio correr
ouvir os pássaros cantar"
 ♪♫.•*¨¨*•.¸♪♫ 















Levante a cabeça
Para não quebrar o coração
(Márcia Francisco)

Abra os armários do peito
Livre-se do preconceito
Aceite a diferença
e terás do Ser
a presença
Porque no amor
se respeita
cor e orientação
Raça é
a graça da vida
superação
que conduz
à acolhida
suprema libertação

(Márcia Francisco)




















Dentro de mim 
trago um coração:
sagrado de amor
segredo e emoção.
(Márcia Francisco)